sexta-feira, 31 de outubro de 2008

26a Viagem - Minho 10_2008 - Vila Nova de Famalicão, Guimarães

Usei mais uns dias de férias para passear. O frio não assustou nada. De facto cortei o cabelo à máquina, "pente 1"...

A viagem desta feita foi por terras do Minho zona de façanhas heróicas como a fundação da nossa nacionalidade.

O dia 0 (zero) foi mesmo a viagem de Lisboa até Viana do Castelo. Foram mais de 400km seguidos com paragens apenas para atestar e "esticar as pernas"!

Fiquei em casa dos meus tios. Aproveitei a sua hospitalidade para também passar algum tempo com o meu afilhado.

No dia seguinte foi levantar cedinho, como se fosse para a escola. ;-)

Rumo em direcção a Vila Nova de Famalicão e de seguida para a grande cidade berço, Guimarães, pelas estradas nacionais. O que veio a provar-se ser um grande erro. Primeiro porque só encontrava placas de limite de 50 e nunca placas de fim de limite de 50! Segundo porque para além de haver muitas povoações, há ainda mais pessoas e carros. Estas estradas são um perigo e além disso, não há necessidade. Há muitas auto-estradas e nalgumas nem se paga.

Esta foi a primeira lição!

Vila Nova de Famalicão, não tem nada de especial quando já se tem em mente a cidade de Guimarães.

A cidade berço é muito rica em história! Com inúmeros monumentos "vivos" para a contarem.

Foi uma má escolha o dia para a visitar. “Às segundas-feiras o castelo e os museus estão quase todos fechados” dizia-me a menina do posto turístico.

Esta foi a segunda lição.

Mas isso não me desanimou e lá comecei o meu passeio. Outra coisa da qual também tive pena foi o facto de o Paço dos Duques de Bragança estar em reconstruções. Teria dado umas fotos porreiras.

De uma coisa tenho a certeza; se tiver tempo hei-de voltar! Não pelas estradas nacionais e não a uma segunda-feira, mas gostaria de rever o que vi e ver o que não vi.

Por falar em fotos, desta vez comecei a usar um programa de edição de imagem. Muito se escreve na Internet sobre o uso destes. Como em tudo nesta vida, à primeira vez as coisas não saem bem e à perfeição vai-se chegando com muito treino e persistência. Para o bem e para o mal, aqui ficam as fotos com o toque ao meu gosto pessoal.


Sem comentários: