domingo, 13 de julho de 2008

20a Viagem - Trás os Montes e Alto Douro - 1/11 Mogadouro

Esta viagem foi Simplesmente Espectacular.

O nosso país no seu melhor. 15 dias de puro passeio! Curvas sem fim, paisagens espectaculares e uma gente muito acolhedora. Isto sim é o nosso país. A nossa Honra de ser Português.

1º dia de 11 - Douro, Ventoselo, Mogadouro, Penas Roias, Barragem de Bemposta

Douro
Depois dos 500 km no dia anterior um bom jantar e uma noite bem dormida foi tempo de acordar e dar uma volta até ao Douro (a pé).

A Fonte do Carril,

Uma bela Águia,


Não foi fácil! Nesta zona do Nordeste Transmontano, ir ao Douro implica "ir dar uma grande volta". O terreno é difícil devido às grandes escarpas. Quando estamos no cimo e nos parece que o rio é logo ali abaixo...ainda falta muito...


...para se chegar lá abaixo!




Ventoselo

A pacata aldeia de Ventoselo, terra da minha Avó paterna e de mais outra tanta boa gente, serviu-me de ponto de abrigo durante esta primeira semana.

A Igreja da aldeia e a Capela do Sr. da Boa Morte que foram recuperadas recentemente com a ajuda do povo da terra.

A Igreja,

A Capela do Sr. da Boa Morte,



A Fonte da Vila,
O Sino da Aldeia,

Algosinho

Mais uma aldeia com um passado que remonta aos tempos dos Templários. A Igreja de Algosinho é um desses exemplos.


Mogadouro

Mogadouro é uma vila cujo povoamento remonta à pré-história. Em 1297, D. Dinis concedeu esta vila aos Templários que deixaram edificações por todo o concelho que ainda hoje podem ser contempladas. Vejam as fotos desta viagem e digam-me vocês.

O Castelo Templário de Mogadouro:





A Igreja da Misericórdia junto ao Castelo,


Uma fonte de ferro, sempre bonita, mas que infelizmente faltava-lhe a manivela para funcionar.
Curioso foi que umas senhoras que aproveitavam o sol ali ao pé, quando me viram de volta da fonte devem ter pensado que eu estava com sede e prontamente me perguntaram se eu queria água que ali podia ir beber a casa!

A atenciosidade destas pessoas, mesmo para um estrangeiro que não conhecem, é simplesmente espantosa!

O Pelourinho:

A Igreja Matriz:


O novo jardim com a Capela de Nossa Sra. do Caminho ao fundo.

Acho que todos concordam comigo quando afirmo que esta foi uma obra bem pensada e bem executada. O jardim ficou um expectáculo!


O Jardim Trindade Coelho:


A Câmara Municipal,

A vista da Vila para os arredores,


1 comentário:

Luis A Lousas disse...

Olá Dany.
Para quem mora longe da terra Natal e para matar as saudades,eu fico procurando algumas fotos deste nosso Potugal.
Eu já tinha visto várias fotos suas no flickr e no picaso mas não sabia o verdadeiro autor.
Só agora que eu descobri,quando achei seu blog,fiquei muito contente e até orgulhoso,parabéns por esta obra prima.
Mas eu tenho que destacar para as fotos da Capela e da Igreja de Ventozelo, e claro do rio Douro.
Minha tia tambem deve estar orgulhosa do seu neto.Fica aqui já um convite, próximas férias venha nos visitar,(só não dá para vir de mota)dá lembranças a seu Pai a seu Padrinho á sua Avó.
Um abraço pra toda a familia!!!!