quinta-feira, 6 de março de 2008

18a Viagem - Setubal - 02_03_2008

Mais uma vez voltei a Setúbal. Não sem antes fazer as "curvinhas" da Serra da Arrábida.
Sabe sempre bem fazer a "dança das curvas". Esq, dir, acelera, trava, esq...

Tudo o que nos acorde da monotonia da vida é sempre bem vindo. Com juízo e respeito pelos outros!

Comecei a volta na cidade pelo final da Avenida Luísa Todi. Nesta rotunda temos uma alusão à comunidade de golfinhos do Sado. Como muitos outros animais está em vias de extinção.

Um pouco mais acima encontra-se este "Monumento à Resistência". "Aos resistentes que com a sua acção lutaram e lutam contra o fascismo pela liberdade pela democracia e pela paz"
"25 de Abril sempre".

Mais um monumento aos mortos na guerra. Neste caso da guerra colonial.



Uns azulejos que vi numa casa perto do aqueduto:

Chafariz do Sapal, de final do século XVII.

Outras imagens na Avenida Luísa Todi,


A próxima foto, peculiar imagem. Temos uma janela a estilo prisional. Temos uns grafitti de apelo à liberdade e duas alusões ao 313.

Para quem não está muito familiarizado com a cultura contemporânea americana (vê poucos filmes) provavelmente não saberá o que é 313. Este nome vem do código dos bairros da cidade de Detroit. Estes bairros são famosos por terem má fama e que metem medo a muita gente de fora.

Uma pequena capela,

O centro Social São Francisco Xavier,

Um edifício do Banco de Portugal,


O convento de Jesus, obra do século XV. Em frente este cruzeiro que serve de descanso a estes 2 jovens. A praça serve hoje de recreio para skaters e outros.

Casino Setubalense? Talvez em tempos já passados!


Os Paços do Concelho,

O busto de Luísa Todi,

e um edifício junto da Avenida,

Estátua de São Francisco Xavier,que foi um missionário cristão e apóstolo das Índias, um pioneiro e co-fundador da Companhia de Jesus (Ordem Jesuíta). A Igreja Católica Romana considera que ele foi quem converteu mais pessoas ao Cristianismo do que qualquer outra pessoa desde São Paulo. Ele é o maior missionário do Oriente e há pessoas que lhe chamam Apóstolo do Oriente. É o padroeiro dos missionários.

Foto tirada no Porto de Setúbal,