A zona é muito bonita, e tem verdadeiras pérolas como esta vila, quase por completo dentro das muralhas que serviam de fortificação. Pensa-se que a fortificação seja de origem romana.
Antes de entrar na Vila não se pode deixar de reparar na edificação a cerca de 1500m das muralhas. É o Santuário do Senhor Jesus da Pedra. O facto de ter as janelas invertidas confere-lhe alguma graça, assim como a sua forma hexagonal. No entanto parecia mais interessante ao longe do que aquilo que se revelou mais de perto.
Segundo dizia a tabuleta, este Santuário for erigido por ordem de D. Tomás de Almeida, a mando do Cardeal patriarca de Lisboa e do rei D. João V tendo sido sagrado em 1747.
Igreja de São Pedro, de fundação Medieval, da sua construção inicial no século XIII, conserva apenas os vestígios do antigo portal gótico na fachada muito em parte devido ao terramoto de 1755.
A Capela de São Martinho, capela funerária familiar, situa-se defronte da Igreja de São Pedro. Foi construída em 1331. Na verdade é um dos mais significativos exemplos da arquitectura gótica primitiva.
Pelourinho, coluna de pedra, símbolo do poder Municipal, apresenta as armas reais e o camaroeiro símbolo da Rainha D. Leonor.
Sem comentários:
Enviar um comentário